O Espetáculo


O tempo passa muito rápido mesmo, hoje estou a 15 dias da viagem e a ansiedade só aumenta. Como sempre falo muito sobre o espetáculo nada que melhor que agora já quase nas vésperas de nossa pré estréia descrever na integra o que é o “Origem Gaúcha” e as pessoas que trabalharam muito para realização desse grande projeto.

Em seu espetáculo “Origem Gaúcha” o Centro de Tradições Gaúchas Aldeia dos Anjos convida você a fazer uma viagem para conhecer os costumes e tradições desse povo que habita o sul do Brasil; um povo marcado pela luta de suas fronteiras e dos seus ideais.

O Gaúcho de hoje ainda carrega dentro de si o espírito aventureiro e desbravador dos antepassados que habitaram esse solo no início do século XVII. Esse povo fundiu-se ao som de batalhas e revoluções que ajudaram a transformar e desenvolver na região sul do país uma identidade própria, única e marcante.

Através da música e da dança, você irá conhecer um pouco da nossa história desde o início da colonização gaúcha, quando índios e nômades habitavam essa terra, passando por importantes aspectos do nosso estado, como o folclore e a riqueza étnica, que fizeram parte da sua constituição. Avançando no tempo, mergulharemos no século XVIII, uma época em que o conflito entre diferentes povos definiram nossas fronteiras e nosso espaço geográfico, resultando numa construção cultural influenciada por todos aqueles que aqui deixaram suas marcas e desenhando o perfil do gaúcho do século XIX.

Durante o início do século XX, muito da cultura havia sido esquecida, até que, a partir da união de um grupo de jovens, nasceu o Movimento Tradicionalista Gaúcho, cujo objetivo foi preservar e divulgar a cultura do Rio Grande do Sul. Assim, foram criados os Centros de Tradições Gaúchas, os chamados CTGs, entidades associativas, mantidas pelos sócios chamados tradicionalistas, que se tornaram as sedes dos encontros de pessoas que cultuam as tradições gaúchas em todas as suas manifestações, possibilitando dessa forma, o resgate da essência cultural do povo sulino. Essa é a nossa história, a nossa tradição: a Origem Gaúcha.

Para o desenvolvimento dessa produção legitimamente gaúcha foram envolvidas 42 pessoas:

Patrão: Francisco Peretto

Direção geral: Marco Aurélio Machado Avila e Cármen Lúcia M. Avila

Coordenação: Paulo Ricardo Gnoatto

Coordenação artística: Marco Aurélio Machado Avila

Assistentes: Jane Luz, Paulo Deichsel Santos e Vera Vidor

Ensaiadores: Marco Aurélio Machado Avila e Cármen Lúcia Müller Avila

Coreografias: Lúcia Brunelli e Marco Aurélio Machado Avila

Dançarinos: Alessandra Trindade, André Valadas, Ariel Sousa, Bruno Silva, Camila Valadas, Cármen Avila, Claudia Troleiz, Cristine Flores, Diego Graminho, Douglas Sousa, Fabiano da Silva, Felipe Benites, Fernando Fernandes, Guilherme Gonçalves, Guilherme Sroka, Jomara Souza, Larissa Borges, Leonardo Oliveira, Letícia Luz, Letícia Bardenaker, Luis Afonso Ovalhe, Mainô Prates, Marco Ávila, Naiara Fumachi , Rosana Trindade, Simone Raubustt, Thiarles Muniz, Vanessa Martini, Wander Costa.

Figurinos: Marco Aurélio Machado Avila e Cármen Lúcia Müller Avila

Músicos: Paulo Gnoato, Cristiane Gomes, Sandro Pimentel, André Munari, Igor de Macedo Oliveira .

Cenários e adereços: Daniel Marvel e Lúcia Brunelli

Divulgação: Ronaldo Barbieri

Projeto gráfico: Leonardo Oliveira da Silva e Wander Eduardo Costa

Orientação Cênica: Paulo Adriane dos Santos

Sonorização: Grupo Musical Aldeia dos Anjos

Iluminação: Ricardo Lima

Tenho certeza que cada um dos integrantes desse grupo todo especial dedicou ao máximo a sua energia e paixão para entregar ao público da China um belo espetáculo a altura da tradição do povo gaúcho.

Comentários

  1. Leo que beleza este teu cantinho, onde podes escrever registrando sonhos, emoções e também as realizações.
    Lembro de cada momento de cada viagem que fiz ,com o Aldeia, nestes tantos anos e confesso que nunca nem sonhei com algo assim, que envolvesse tantas variáveis, tanto trabalho. Parece um TC onde reunimos num só volume tudo que fez parte de toda uma trajetória e coisas que ainda temos que aprender também. Agredito que será a viagem dos sonhos como todas foram, pois cada uma teve seus momentos mágicos, da ideia, preparação até a relização. Espero que tudo de bom que esta viagem vai nos proporcionar, supere todo o trabalho, as angústias e as dúvidas que estamos tendo em todo este processo. As vezes parece que não vamos dar conta, mas logo lembramos que somos Aldeianos e juntos não desistimos nunca, por mais que os anos passem! Abração, Paulinho

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas